Pasta Americana

Ordene a Listagem:

Produtos por pág:

Sobre a pasta americana

Também conhecida como pasta de açúcar, apareceu nos Estados Unidos por volta de 1550, como alternativa ao marzipan para a cobertura e decoração de bolos e logo se tornou extremamente popular.

Feita à base de açúcar, é uma das melhores opções para cobrir e decorar bolos, cupcakes, pães de mel e muito mais. Apesar do uso ser bem simples, recomenda-se o treino em bolo falso (de isopor) para adquirir confiança e experiência neste trabalho.

Como usar para cobrir bolos

O ideal é trabalhar com a pasta americana em uma bancada de pedra polvilhada com amido de milho ou açúcar de confeiteiro (para não grudar) e abri-la com um rolo liso grande. Caso seja necessário, antes de abrir, você pode recuperar a elasticidade manuseando a pasta americana com açúcar de confeiteiro.

Depois de aberta, antes de cobrir o bolo, recomendamos que utilize um alisador de pasta para tirar qualquer imperfeição e deixar a pasta completamente lisa. Isso irá diminuir e facilitar o seu trabalho na finalização do bolo.

Um ponto muito importante no trabalho com a pasta americana é a massa do bolo que será coberto. Como a pasta é pesada, não é qualquer bolo que suporta este tipo de cobertura. A massa mais recomendada e utilizada é a de pão de ló, normalmente em bolos com 8cm a 15cm de altura, já contando as camadas de recheio.

Para que a aplicação da pasta fique perfeita é importante que o topo e lateral do bolo estejam bem lisos e planos. Você pode utilizar o nivelador de bolo para a superfície e, se for necessário, utilizar o glacê para cobrir as imperfeições na superfície e lateral.

Quanto ao recheio, escolha sempre opções firmes, para dar sustentação ao bolo. Além disso o ideal é que não precisem de refrigeração, pois a pasta americana não se dá bem na geladeira.

Para que a pasta americana fique presa no bolo, cubra a superfície (do bolo) com uma fina camada gel de confeiteiro, doce de leite ou ganache.

Depois de cobrir o bolo com a pasta você deverá terminar de alisar o topo, depois as laterais e cortar as sobras com um estilete. A partir daí você poderá servir o bolo somente com a pasta americana lisa ou decorar ainda mais o bolo com pasta americana modelada no tema que desejar.

Quanto de pasta devo usar para cobrir o bolo

Uma dúvida muito frequente é sobre a quantidade de pasta necessária para cobrir um bolo, ou seja, quanto rende a pasta americana. Isto depende um pouco da experiência de quem está manipulando a massa e da espessura em que será aberta, mas como referência podemos considerar as quantidades a seguir, para bolos com 10cm de altura:

15cm - 600g
20cm - 800g
25cm - 1,2kg
30cm - 1,6kg
35cm - 2,4kg
40cm - 3,5kg

Pasta Americana Colorida

Você pode comprar a pasta americana já colorida em diversas cores e tons. São cores básicas que servem para grande parte dos trabalhos e facilitam pela praticidade.

Mas se você quiser um tom específico pode tingir a pasta branca sem problema algum. Utilizando corantes próprios para pasta americana (os em gel são ideais) você poderá alcançar exatamente a cor que precisa.

Outros usos

Além da cobertura de bolos a pasta americana pode ser utilizada para decorar doces, cupcakes e muito mais. Além disso pode ser utilizada para apliques feitos com ejetores e cortadores de massa, além é claro de poder ser modelada para fazer flores, bichinhos personagens ou qualquer outra decoração que desejar.