Ganhe tempo: compre online e retire pessoalmente em nossa loja em Moema, São Paulo.

Qual a melhor forminha para assar cupcakes?

Por que importa qual forminha usar para fazer cupcakes?

Provavelmente, a razão mais óbvia (e importante): forrar sua forma de cupcake é a maneira principal de evitar que os cupcakes grudem. Ninguém quer perder tempo e ingredientes em cupcakes que se despedaçam quando você tenta tirá-los da assadeira.

As forminhas não apenas evitam que grudem, mas também afetam o formato dos seus cupcakes e como eles douram, o que impacta diretamente na apresentação geral. E como existem muitas opções e métodos recomendados por aí, decidimos testar todos para ver qual funciona melhor.

O teste

Utilizamos uma simples massa de bolo de baunilha. Conforme a receita, os cupcakes assaram a 180°C por 20 minutos, todos na mesma assadeira. Usei uma forminha diferente para cada cavidade em uma forma de muffin de seis cavidades, e enchi cada cavidade com 2/3 de massa. Não untei nenhuma das forminhas de cupcake — a única vez que usei spray antiaderente foi para a cavidade vazia.

Aqui estão os métodos que testamos:

  1. Forminha de papel simples
  2. Duas forminhas de papel simples
  3. Forminha de papel laminado
  4. Forminhas de silicone antiaderentes
  5. Forminhas de papel tipo tulipa
  6. Spray antiaderente (sem forminha)

Vamos ver esses resultados!

Teste da forma de cupcake #1: forminha de papel simples

O método: A escolha mais comum — uma única forminha de papel. Para este teste, usamos nossas forminhas de cupcake bonitinhas e eficazes. Importante ressaltar,são forminhas de boa qualidade (porque nada é mais irritante do que uma forminha de papel frouxa que mal mantém sua forma quando você a coloca na forma).

Os resultados: Os cupcakes ficaram maravilhosos! Eles se soltaram facilmente da forma, o papel se afastou sem problemas, sem grudar no cupcake, e os cupcakes assaram uniformemente. No geral, um sucesso que prova que às vezes o simples é o melhor.

Comprar: forminhas de papel para cupcake

Teste da forma de cupcake #2: duas forminhas de papel

O método: muitos confeiteiros defendem o uso de duas forminhas para forrar duplamente a assadeira de cupcake, o que supostamente ajuda os cupcakes a assarem de maneira mais uniforme e permite que as forminhas mantenham sua cor para uma apresentação mais bonita.

Os resultados: não conseguimos detectar nenhuma diferença entre os resultados de uma única forminha e duas. Este método funcionou bem — os cupcakes foram fáceis de remover das forminhas e não grudaram. O cupcake assou uniformemente, e com as nossas forminhas de cupcake, pelo menos, a cor permaneceu tão brilhante nas forminhas simples quanto nas duplas.

Como os resultados foram tão semelhantes, diria que não há necessidade de usar duas forminhas; uma única funciona tão bem, desde que você esteja usando forminhas de cupcake de alta qualidade.

Teste da forma de cupcake #3: forminha de papel laminado

O método: as forminhas revestidas de alumínio são outra escolha popular, e estávamos particularmente interessados em ver se esse material diferente afetaria como os cupcakes assam devido a uma possível diferença na condução de calor.

Os resultados: no geral, este teste de cupcakes foi muito parecido com o das forminhas de papel, embora um pedaço da borda do cupcake tenha grudado na forminha, causando uma pequena, mas perceptível, marca. É difícil determinar se isso é único da forminha de alumínio ou apenas má sorte que poderia ter acontecido com as forminhas de papel, mas vale a pena notar.

Não conseguimos detectar nenhuma diferença na forma como os cupcakes assaram; os resultados foram idênticos aos assados nas forminhas de papel em altura, forma e cor. Se você tiver forminhas de alumínio em seu armário, elas funcionarão bem, mas não é necessário investir mais na compra delas.

Teste da forma de cupcake #4: forminhas de silicone antiaderentes

O método: essas forminhas de assar reutilizáveis são feitos de silicone flexível.

Os resultados: como são mais resistentes e mantêm sua forma, a massa não consegue abrir a forminha durante o cozimento, resultando em cupcakes ligeiramente menores. Os cupcakes também não subiram tanto. Eles foram fáceis de retirar da assadeira, embora tenha sido um pouco complicado remover o cupcake do copo de silicone. Isso ocorre porque o copo não se espalha como as forminhas de papel, então pode ser difícil afastá-lo do cupcake, mas, no final, não é tão difícil assim depois que você pega o jeito. E como o silicone é antiaderente, o cupcake saiu limpo, sem grudar ou rasgar.

Adoro que essas sejam reutilizáveis, o que é útil se você assa cupcakes ou muffins com frequência. Se você estiver assando para uma venda de bolos ou reunião, no entanto, é melhor retirar os bolinhos dos copos antes de servir. Outra vantagem é a versatilidade deles: podem ser usados para assar bolos de lava de chocolate, mini quiches e até derreter manteiga no micro-ondas.

No entanto, os cupcakes não ficam tão bonitos e gostosos quanto nas forminhas de papel.

Teste da forma de cupcake #5: forminhas de papel tipo tulipa

O método: as elegantes forminhas tipo tulipa são frequentemente usadas para muffins, e estávamos interessados em ver se seriam uma boa escolha para cupcakes também.

Os resultados: formato da forminha tipo tulipa resultou em um cupcake ligeiramente quadrado, com covinhas visíveis onde as dobras pressionaram na massa. Além disso, as laterais altas da forminha dificultaram o preenchimento limpo da massa na forminha, embora uma colher de muffin tenha ajudado; essa altura teria dificultado a cobertura dos cupcakes assados sem primeiro remover a forminha também.

O papel se soltou facilmente do cupcake, graças às dobras fáceis de desdobrar. No geral, eu recomendaria essas forminhas para muffins, cuja natureza rústica se encantaria com a forma ligeiramente quadrada criada por essas forminhas, e que são sem cobertura. Escolha outras opções para cupcakes, esteticamente mais agradáveis.

Teste da forma de cupcake #6: spray antiaderente

O método: o que acontece se você pular a forminha completamente? Essa foi a pergunta que fizemos com este teste, em que utilizamos apenas uma camada uniforme de spray antiaderente na cavidade e nada mais.

Os resultados: este método foi o menos bem-sucedido. A borda externa da superfície do cupcake ficou visivelmente dourada, sendo o único cupcake dos meus testes com coloração irregular. Enquanto as bordas do bolo grudaram levemente na forma. Passando uma faca afiada ao redor das bordas e retirando com cuidado, consegui soltar o cupcake sem falhas perceptíveis. Mas ter que fazer isso foi estressante e irritante — eu não gostaria de ter que fazer isso para vários cupcakes.

E uma reclamação pequena: as bordas do cupcake ficaram ásperas e desgrenhadas — não tão bonitas ou profissionais quanto a maioria das outras opções. No geral, esse método funciona tecnicamente, mas apenas como último recurso. Se você tiver forminhas, use-as!

Comprar: spray antiaderente para untar forma

A conclusão final

Para assar cupcakes, nada bate as tradicionais forminhas de papel (uma boa, claro). Coloque uma só na assadeira, escolha uma boa receita e pronto!

Powered by E-Com Plus
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e torna-los personalizamos para você. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa política de privacidade