Ganhe tempo: compre online e retire pessoalmente em nossa loja em Moema, São Paulo.

Como (e por que) medir a farinha da maneira correta

A forma como você mede a farinha é um dos passos mais cruciais na arte da confeitaria. Quando nos perguntam sobre por que o pão ficou seco, por que o bolo deu errado ou por que os biscoitos despedaçaram, a primeira pergunta que fazemos é: "Como você mediu sua farinha?”.

Um pouco a mais de farinha pode fazer a diferença entre um resultado excelente e um não tão bom assim. E se você está medindo sua farinha por volume (ou seja, com xícaras de medição), é muito provável que esteja adicionando farinha em excesso.

Isso acontece porque medir a farinha por volume é inconsistente: tudo depende de como a farinha está compactada na xícara. Se a farinha estiver mais densa, uma xícara pode conter até 160g de farinha de trigo comum. Se você deixa ela mais fofa, mede e nivela, como recomendamos, uma xícara conterá cerca de 120g.

Mas e se você pesar sua farinha com uma balança? Você terá sempre exatamente a quantidade de farinha solicitada na receita. E se você usar a quantidade certa de farinha, é mais provável que seus produtos assados sejam bem-sucedidos.

E embora recomendemos sempre o uso de uma balança, medir com xícaras de medição também funciona se feito da maneira correta. Então confira como medir corretamente a farinha se sua receita, utilizando os dois métodos.

Como medir a farinha com uma balança de cozinha

Coloque sua tigela de medição, ou uma tigela vazia separada, xícara de medição ou outro recipiente (onde você despejará sua farinha) na balança e pressione “tara" para zerar a sua balança. Coloque a farinha no recipiente na balança — se você estiver medindo 1 xícara de farinha de trigo comum, continue despejando até que a balança totalize 120g ou meça a quantidade de farinha que a receita pede.

Geralmente, variações de até 5g não afetam as receitas. No entanto, recomendamos ser o mais preciso possível ao medir a farinha e todos os outros ingredientes.

Comprar: balança culinária

Comprar: balança culinária

Como medir a farinha com xícaras de medição

Se você não tem uma balança e precisa medir a farinha por volume, é importante usar a técnica correta: “afofar, espalhar e raspar” é a melhor maneira de garantir que você não adicione farinha em excesso às suas receitas.

  1. Comece afofando a farinha em sua embalagem ou recipiente usando uma colher. O objetivo aqui é tornar a farinha mais leve e aerada.
  2. Despeje a farinha afofada na sua xícara de medição até transbordar.
  3. Use uma espátula ou faca para nivelar a parte superior, de modo que a farinha fique no mesmo nível da borda superior da xícara de medição.

Com esta técnica você terá sempre algo muito próximo de 120g por xícara de farinha.

Comprar: xícaras medidoras

Comprar: xícaras medidoras

Onde comprar balanças culinárias e xícaras medidoras

Você compra tanto a balança quanto os medidores na BarraDoce e ainda pode escolher entre comprar na loja virtual ou física (em São Paulo, no bairro de Moema). As entregas são realizadas para todo o Brasil.

Na BarraDoce você encontra tudo para confeitaria, de ingredientes à acessórios.

Powered by E-Com Plus
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e torna-los personalizamos para você. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa política de privacidade