Ganhe tempo: compre online e retire pessoalmente em nossa loja em Moema, São Paulo.

Bolo de Fatia: Tudo O Que Você Precisa Saber Para Montar E Embalar

A moda dos bolos às vezes parece mais agitada do que a moda das passarelas! Cada dia inventam uma e todas viram o maior sucesso, podendo inclusive ser o seu HIT de vendas.

Assim como o bentô cake, outro bolo que está na moda é o BOLO DE FATIA. Despretensioso, mas cheio de charme, o bolo de fatia combina a “parte de cima”, a “parte de baixo” e os “acessórios” de forma a montar um look digno de vitrine!

Pode ser feito com as mais diversas combinações de massas, recheios e toppings, que podem variar desde brigadeiros e bombons e até frutas.

Como montar e embalar bolo de fatia

E quem vai dar esse passo-a-passo completo é a chef Mika Sakihama. Usando como base uma receita básica de massa e um recheio de ganache com um “quê” a mais (ou melhor, um “CA” a mais! Rs! Afinal, é um ganache de caramelo), ela nos explica tin-tin por tin-tin como montar e embalar os bolos de fatia.

Passo-a-passo do Bolo de Fatia

Então, depois de ler este post e assistir o vídeo, você já estará pronto para se aventurar a fazer muitos bolos de fatia, compondo novos sabores e criando novos estilos.

RECEITA BOLO DE BAUNILHA COM GANACHE DE CARAMELO

MASSA DE BAUNILHA

INGREDIENTES

  • 150g ovos
  • 150g óleo de milho
  • 165g leite integral
  • 280g farinha de trigo peneirada
  • 190g açúcar demerara
  • 12g fermento em pó
  • 10g extrato de baunilha

MODO DE PREPARO

  1. Pré-aqueça o forno em 180°C. Unte com desmoldante 3 formas de bolo pão ou inglês, do tipo reto, ou uma assadeira retangular de 30x20cm.
  2. Em uma tigela grande peneire e junte a farinha, o fermento e o açúcar, misturando bem.
  3. Em outra tigela adicione os ovos, o óleo, leite e o extrato de baunilha, mexendo bem por alguns segundos.
  4. Despeje a mistura dos líquidos na tigela dos secos e com uma espátula ou batedor misture a massa até ficar bem homogênea.
  5. Divida a massa igualmente pelas formas e leve para assar por 25 a 30 minutos.

GANACHE DE CARAMELO

INGREDIENTES

MODO DE PREPARO

  1. Derreta a chocolate em banho-maria ou no microondas
  2. Um outra tigela, leve para aquecer o creme de leite, o caramelo, a glucose, o sal e a manteiga. Misture até ficar um creme homogêneo.
  3. Adicione a mistura de creme de leite na tigela do chocolate derretido e mexe bastante até emulsionar e ficar liso e brilhante.
  4. Cubra com filme plástico, deixando o filme ficar em contato com a ganache para não criar película.
  5. Reserve em temperatura ambiente e preferência por 12 horas ou de um dia para o outro. Se tiver pressa em usar, leve para geladeira por 2 a 3 horas para firmar, tire e deixe atingir a temperatura ambiente.

#DICASDAMIKA

  • Para fazer bolo de chocolate: substitua 40g de farinha por 40g de cacau em pó ou 50g de chocolate em pó 50% (NÃO USE ACHOCOLATADO)
  • Para fazer bolo de laranja ou limão: substitua todo o leite ou uma parte por suco de laranja e também adicione as raspas. Para um sabor menos intenso de laranja você pode adicionar junto do extrato de baunilha apenas as raspas de uma laranja ou limão.
  • Para bolo formigueiro: adicione de 5 a 10% do peso da massa total em granulado. Por exemplo: se massa tem o peso total de 900g, adicione 4,5g ou 9g de granulado.
  • Divida a massa usando uma balança para mais precisão. Pese antes de adicionar qualquer ingrediente a tigela que você irá usar para misturar toda a massa para saber quanto ela tem. Com a massa pronta nesta mesma tigela, pese novamente e subtraia o peso tigela, para sabemos qual é o peso da sua massa. Divida esse valor por 3 e encha as formas com elas na balança, lembrando de tarar antes.
  • Ao invés do Caramell Fill Callebaut você pode tanto fazer o seu próprio caramelo como substituir por doce-de-leite para ter um ganache de doce-de-leite.
  • O ganache SEMPRE vai parecer que deu errado no começo, mas aguente firme e continue a mexer até dar o ponto. Se você tiver um mixer de mão, use-o para deixar ele bem liso.
  • Para agilizar a produção você pode congelar a massa do bolo já assado, para usar outro dia. Quando for usar, leve o bolo a geladeira por umas 2 horas, e depois deixe-o em temperatura ambiente para confeitar.

Divida a massa do bolo entre as formas usando uma balança

MONTAGEM DO BOLO DE FATIA

  1. PREPARE A SUA FORMA

    A primeira coisa que devemos fazer para poder montar o nosso bolo é forrar uma assadeira de pão/bolo inglês. Você pode usar a mesma que usou para assar os bolos. Lave-a antes de usar para a montagem.
    Forre a forma de bolo inglês com filme plástico
    Pressione o filme plástico na forma para que o bolo fique melhor acomodado depois
    Use filme plástico para forrar a forma, deixando uma boa sobra nas laterais, pois elas servirão para cobrir e proteger o seu bolo no final da montagem.

  2. PRIMEIRA CAMADA

    Acomode a primeira camada de bolo na forma forrada e molhe com uma calda de açúcar com o auxílio de uma bisnaga dosadora.

    Para preparar a calda você vai precisar de 200ml de água, 60 a 70g de açúcar e algumas gotinhas de extrato ou essência de baunilha. Leve para esquentar e todo o açúcar derreter. Deixe esfriar completamente para poder usar. Em cada camada você deve usar cerca de 20g de calda.

    Com o ganache em um saco de confeiteiro, cubra a primeira com o recheio, tomando o cuidado de espalhar bem. Use uma espátula angular ou dobrada para alisar o recheio ou as costas de uma colher.

    A balança aqui também é importante para saber o quanto de cobertura você vai usar, para na camada seguinte colocar a mesma quantidade.

  3. SEGUNDA CAMADA

    Na segunda camada de bolo você irá repetir os mesmos 3 passos da primeira camada. Ou seja, molhe o bolo com a calda e coloque o recheio.

  4. ÚLTIMA CAMADA

    Esta é a do topo do bolo. Apenas posicione a última camada e molhe com a calda.

  5. FECHAMENTO

    Com o bolo pronto, feche-o cobrindo a sobra do filme plástico, deixando o bolo bem protegido. Leve o bolo ainda na forma para firmar na geladeira por cerca de 6 horas. Esta etapa é necessária para que o bolo não esfarele na hora de cortar as fatias.

    É possível congelar o bolo assim também, caso deseje acabar outro dia. Descongele-o na geladeira para que ele volte a ficar a macio.

#DICABARRADOCE

Para quem quiser um bolo bem alinhado e retinho, pode optar por usar uma forma com tampa ou, então, colocar uma tábua por cima com um pouco de peso. Tanto a tampa como o peso faz com que a massa e o recheio se acomodem. Esta é uma técnica que pode ser aplicada para bolos recheados feitos em qualquer outra forma.

Forma de pão e bolo com tampa | BarraDoce
Este é um modelo de forma retangular para pão ou bolo com tampa. Ela pode ser usada com a tampa tanto para finalizar a modelagem do bolo recheado, como do bolo de fatia, e também para assar pães e bolos para que saiam com o formato bem quadradinho.

CORTE DO BOLO DE FATIA

Com o seu bolo pronto e já firme, chegou a hora de cortar as fatias e finalizar.

Retire o bolo da forma e remova o filme plástico, deixando o bolo em cima de tábua.

Cada bolo de fatia deve ter cerca de 2,0cm a 2,5cm de espessura. Um bolo assado em uma forma de 20,0cm permite fazer 10 fatias de 2,0cm ou 8 fatias de 2,5cm.

Use uma régua para medir as fatias e marque com uma faca.

Corte as fatias com uma faca afiada e lisa, fazendo um corte limpo do topo a base .

Segure a fatia que está sendo cortada com a outra mão e já coloque a fatia em cima da sua embalagem, centralizando considerando que ainda terá os brigadeiros ou complementos por cima.

Em geral se pode considerar que o papel celofane ou plástico terá que ter cerca de 30 x 20cm.

Tenha o cuidado de limpar a faca entre um corte e outro para que todas as fatias saiam bonitas.

Para facilitar o trabalho, faça esse processo até terminar de cortar todo o bolo, assim você poderá partir para a finalização da embalagem com as mãos limpas e bancada de trabalho mais organizada.

FINALIZANDO E EMBALANDO O BOLO DE FATIA

Os bolos de fatia ficam ainda mais lindos com alguns brigadeiros por cima. Além de complementar o bolo de fatia, os brigadeiros proporcionam um acabamento bem festivo e servem também para proteger de cerca forma a cobertura do bolo, caso deseje colocar.

Nesta etapa você pode cobrir o topo da fatia com um pouco do recheio ou outra cobertura e depois posicionar os brigadeiros, como também pode apenas posicionar os brigadeiros, “colando-os” usando um pouco do recheio.

A Mika dá a dica de colocar uma base embaixo da embalagem do bolo de fatia para que seja mais fácil girar o bolo conforme você vai fechando a embalagem, evitando repuxe o papel ou solte a fita adesive enquanto você manuseia.

Com o bolo de fatia já decorado, feche o celofane ou plástico, primeiro cobrindo a fatia com as laterais, primeiro com um lado e depois sobrepondo o outro, fixando por fim com uma fita adesiva.

Laterais fechadas, então é hora de fechar o topo e a base. Neste momento é preciso dedicar um certo cuidado para que a dobra do papel fique bem feita para que o acabamento final bonito.

Comece fechando a parte de baixo. Dobre o celofane formando um triângulo e leve a ponta para o centro da fatia de bolo, fixando-a com um pedaço pequeno de fita adesiva.


Em seguida, faça o mesmo processo com a ponta de cima e finalize colando um adesivo decorativo ou um outro pedaço de fita adesiva.

E que tal dar um charme a mais? Para isso você pode finalizar a sua embalagem com uma fita de cetim, fazendo um lindo laço.

A validade dos bolos de fatiam é de 5 a 7 dias em geladeira.

O peso das fatias variam entre 120 a 150g já com os brigadeiros.

TUTORIAL COMPLETO EM VÍDEO

Dê play para conferir aqui no vídeo o tutorial completo, desde a preparação da receita do bolo até todo o processo de montagem e embalagem do bolo de fatia.

Powered by E-Com Plus
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e torna-los personalizamos para você. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa política de privacidade